LIÇÕES DE PIANOFORTE

08/06/2012 11:36

                                                                                                                                                 (ANTIQUE_ Série Peças Didáticas nº 1)

 

Por favor, os métodos de piano para nossa primeira aula:

 

_Do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach, minueto e musette; após duas ou três invenções, prelúdios e fugas bem temperadas. Menino! agilidade é tudo! Traz-me uns volumes de Czerny! Para as primeiras notas, o Microcosmos de Bartok. Eis aqui um pequeno Mozart! Mais um ano ou dois, te tornas Chopin, Beethoven ou Rachmaninoff, quem sabe! Mas, agora, Solfeggietto, para lembrar-me Carl Phillip Emanuel Bach!

 

_E quando serei Carlos Gomes, Lorenzo Fernandez, Ernesto Nazareth, Cláudio Santoro ou Villa-Lobos?

 

_Preferes o nacional ao importado? Caso o seja, o começo de teus estudos será bem outro, tu sabes! Começa por um MÉTODO DE PIANOFORTE, de certo padre brasileiro e mulato conhecido por José Maurício, sobrenome, Nunes Garcia. Acho que é natural do Rio de Janeiro e viveu em séculos passados, 1767-1830, parece-me... Se morreu de “morte morrida” ou se foi de desgosto, não se sabe.... Dizem que foi mestre de capela e serviu a D. João VI, quando o Rio ainda era a Lisboa brasileira. Quanta decadência! Rei fugido às pressas!!! Portugal deixado às traças, ou melhor, a Napoleão_ um pouco mais ofensivo!  Mas o MÉTODO DE PIANOFORTE, este foi, certamente, muito bem planejado! Afinal, além de compositor, organista, regente e pai de cinco filhos, o padre lecionava, gratuitamente, um curso de piano para os mais pobres, na própria casa. Com tamanha dedicação e erudição no trato, seu MÉTODO DE PIANOFORTE tornou-se verdadeiro diálogo com as grandes obras dos mestres do passado. Se te deparas com a lembrança da abertura do Barbeiro de Sevilha (lição5/II) ou te surpreendes com o tema da sinfonia nº94 de Haydn (lição 7/II) isto, definitivamente, não será mero acaso! Foi, justamente, a partir de fragmentos de obras diversas que José Maurício compôs, didaticamente, seu MÉTODO DE PIANOFORTE, dividido em duas partes, contendo 12 lições cada.

 

Ao final, encontram-se, ainda, seis fantasias. Conclui-se que, ao percorrer o método sequencialmente, o aluno atingiu grau avançado!

 

...Se vais tornar-te Carlos Gomes, Lorenzo Fernandez, Ernesto Nazareth, Cláudio Santoro ou Villa-Lobos, só Deus sabe! Mas meu aluno não serás mais, pois só formo pianista importado!!!

 

    Aos amantes de música, independente da nacionalidade,

 

    Abraços do ANTIQUE,

 

    com a Lição 12/I do Padre José Maurício Nunes Garcia_ Método de Pianoforte

 

 

 

*Neste texto, encontram-se, também, os seguintes links para o ANTIQUE_ Série Peças Didáticas:

_Minueto nº 2, Sol Maior, O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach

_Musette, Ré Maior, O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach

_ Solfeggietto, Carl Phillip Emanuel Bach

_ Prelúdio nº 21, Si Bemol Maior, O Cravo Bem Temperado, Vol II, Bach

_Carl Czerny (Barrozo Netto), Opus 162, nº1 e nº 5

 

                                                                                                                                                                                        Contribuição: Mara Max

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode