NO TEMPO DOS FESTIVAIS

28/07/2011 21:34

 

Multidão que se aglomera! Flashback em branco e preto: tempo de festivais! Da Canção ou de inverno? Tanto faz! O que importa é que sejam bons! como aqueles dos bons e velhos tempos da saudosa TV Excelsior e da antiga TV Record! Já se vão tempos! Quase um século, ou melhor, quase meio! O ano é 1971. Canção vencedora? “Kyrie”_de Paulinho Soares e Marcelo Silva, interpretada por Evinha. Primeiríssimo lugar no VI Festival da Canção

 

O que muitos de vocês _ ainda que bons apreciadores da música popular brasileira_ devem estar se perguntando é: “mas o blog não é de música antiga?”

 

Querem algo mais antigo que um “Kyrie"? que um “Kyrie” da Missa Brevis do compositor renascentista Giovanni Pierluigi Palestrina (1525-1594)? “Senhor, tende piedade”!

 

Contraponto a quatro vozes, o Kyrie” (Missa Brevis) de Palestrina (tema do nosso próximo vídeo) é exemplo de composição musical empregada na liturgia da Igreja Católica. A Ordo Missae (Ordinário da Missa) daquele tempo _fins da Idade Média e início da Renascença, estabelecia que a parte musical da missa deveria compreender seções fixas e móveis, sendo o Kyrie integrante da parte fixa, juntamente com o Glória, o Credo, o Sanctus e o Agnus Dei. Os compositores passaram, portanto, a desenvolver e a aperfeiçoar suas composições, trazendo maior beleza e complexidade à expressão musical da liturgia.

 

A princípio, as peças ainda eram cantadas em uníssono por todos da assembléia. Mas, com o advento da polifonia, os arranjos adquiriam maior complexidade e, aos poucos, passaram a ser executados por profissionais.

 

Mas a assistência não perdeu seu brilho e importância, afinal, a arte existe para ser apreciada pelo público. Como estamos no mês dos festivais, principalmente os de música antiga, gostaríamos de convidá-los para assistirem à próxima apresentação do Grupo ANTIQUE, neste domingo (31/07/11), às 11:00h, na igreja Nossa Senhora da Piedade (Piacatuba). A apresentação integra a programação do 9º Festival de Gastronomia e Viola de Piacatuba. Como Piacatuba bem "vale uma missa", certamente, nos encontraremos por lá!

 

A todos o nosso até breve!

 

ANTIQUE

 

 

Contribuição: Mara Max

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode