Despertai, caros leitores, afinal, BACH vos chama!
_“Despertai, chama-nos a voz do vigia do alto da muralha...Onde estais, virgens prudentes? Celebrai, o noivo está vindo...Preparai-vos para as bodas”.
_Mas BACH já não era casado?
_Casado e bem! Com suas esposas (a primeira e a segunda), com a música, com nós todos e a posteridade! À parte a “poligamia”, está tudo devidamente registrado e catalogado em obra monumental! Sem tempo, habilidades e instrumentos para percorrermos tão vasto domínio, fiquemos com os desafios da CANTATA BWV 140 “Wachet auf, ruft uns die Stimme”. Alguém, por aí, faltou à aula de alemão?....
Falta abonada para os que compareceram à estreia, que ocorreu em 25 de novembro de 1731, na Thomaskirche (Igreja de São Thomas), em Leipzig. Como estiveram lá e puderam apreciar, na íntegra, os sete movimentos da cantata, poderão corrigir-nos as falhas...
Como todos sabem, e o Houaiss confirma: cantata é “composição vocal-instrumental, frequentemente religiosa, com vários movimentos. Poema para ser cantado”. Para a CANTATA BWV 140 “Wachet auf, ruft uns die Stimme”, Johann Sebastian Bach (1685-1750) compôs sete movimentos tendo por tema a parábola das “virgens prudentes e imprudentes”. O belíssimo poema descreve a chegada do noivo celestial _ Jesus_ e culmina com as bodas.
Para os que dispensam os detalhes e desejam passar, imediatamente, da teoria para a prática, O IV movimento, “Zion hört die Wächter singen”, é tema do nosso próximo vídeo. Para os que fazem questão do prospecto, ele encontra-se logo abaixo:
CANTATA BWV 140 “Wachet auf, ruft uns die Stimme”
Primeiro movimento_ “Wachet auf, ruft uns die Stimme” (Despertai, chama-nos a voz) __ é fantasia coral que conclama as virgens a despertarem e prepararem-se para as bodas.
Segundo _ “Er Kommt” (Ele vem)_ é recitativo que anuncia a chegada do noivo a Sião (chegada do Senhor).
Terceiro _ “Wann Kommst du, mein Heil” (Quando você vem, minha salvação) é dueto para soprano e baixo. A soprano personifica a alma e o baixo, Jesus.
Quarto _ “Zion hört die Wächter singen” (Sião ouve o vigia cantar)_ estrutura-se como trio sonata para tenores do coro, oboé da caccia e contínuo. Nesta parte do poema, “Sião ouve o vigia cantar”, desperta-se/ e as virgens seguem ao encontro do noivo”.
Quinto _ “So geh herein zu mir” (Venha para mim)_ é recitativo escrito para a voz baixo. O poema inicia-se com os versos: “Entre, pois, e vem até mim/ Ó noiva que escolhi...”
Sexto _ “Mien Freund ist mein” (Meu amado me pertence)_ é dueto para soprano e baixo.
Sétimo movimento _ “Gloria sei dir gesungen” (Que sua glória seja cantada)_ é o grand finale com coro a quatro vozes.
Concluída a leitura, desejamos a todos: “bom concerto”!
auf Wiedersehen,
ANTIQUE
*Virgens prudentes e imprudentes: sobre o tema desta parábola, recomenda-se leitura de dois brilhantes sermões do Padre Antônio Vieira intitulados “Sermão de Santa Teresa” e “Sermão de Santa Catarina Virgem e Mártir”.
Contribuição: Mara Max