CONVERSA DE ÍNDIO

16/09/2011 11:53

  

Conversa e música_ literalmente!! Ambas aqui no site do ANTIQUE! Proficiência em Tupi, Língua Geral ou na língua pátria de artistas e estudiosos como Rugendas, Debret, Spix ou Martius, totalmente dispensada!!

 

O responsável por intermediar este diálogo de índio, ou melhor, sobre índios é o mestrando José Gabriel C. V. Barbosa_ integrante do Grupo ANTIQUE. Em pitoresco artigo intitulado “TERRA DE ÍNDIOS”, ele discorre sobre a presença de Puris em nossa região (Leopoldina/Zona da Mata Mineira). O embate entre colonizadores e os nativos da terra é ilustrado pela visão de historiadores, escritores, poetas e viajantes como Barroso Júnior, Francisco de Paula Ferreira de Rezende, Augusto dos Anjos e Guido Thomaz Marlière (Diretor dos Índios do Pomba em 1813). As contribuições de artistas que por aqui estiveram e a dos naturalistas Spix e Martius também integram o texto que vale a pena conferir na íntegra em nossa seção ARTIGOS.

 

Finda a conversa, é hora de música e nativa! “DANÇA DOS PURIS” _ “Tanze der Puris”_ ,tema do nosso próximo vídeo, compõe a mostra de melodias indígenas recolhidas por Spix e Martius em  VIAGEM PELO BRASIL. Na peça musical em destaque, que o grupo ANTIQUE executa em duas versões _ com e sem melodia cantada_ ,é possível distinguir três temas distintos: “Descontínuo com Afeto” _(Maestoso grave, segundo anotações de Spix e Martius); “Keuchend” (Ofegante_ Grave maestoso); “Mit Stiller Leidenschaft” (Com paixão tranqüila_ Allegretto).

 

Antes de encerramos o post, gostaríamos de agradecemos ao José Gabriel a participação. Quem sabe ele não toma gosto pelo ofício e transforma “TERRA DE ÍNDIOS” no primeiro artigo de uma série? Após tantos estudos sobre a nossa região, conhecimentos a partilhar é o que não lhe faltam!

 

Aos demais leitores interessados em compartilhar seus conhecimentos, lembramos que a seção ARTIGOS (subpágina do nosso Blog) é aberta a contribuições. O foco é ARTES_ em todas as suas manifestações _, ou assuntos diversos em que o tema artes apareça ainda que transversalmente.

 

Lembramos, ainda, que já se encontra aberto o nosso novo fórum, o tema é “PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: O PAPEL DOS CIDADÃOS E O DO PODER PÚBLICO". Basta acessar e postar!

 

Abraços,

 

ANTIQUE

 

 

Contribuição: Mara Max

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode