UMA PASSADINHA PELO SABER COM SABOR?

27/08/2011 23:43

 

Aos que, por falta de tempo, não conferiram, recentemente, nosso Calendário de Eventos sugerimos dispensar a visita virtual e dar uma conferida real no próximo SABER COM SABOR, neste domingo (28/08/2011), às 19:30h, no Espaço Porão.

 

Inaugurado em 27 de abril de 2010, o SABER COM SABOR envolve discussões sobre temas variados acompanhadas por momento musical _com participação de integrantes do ANTIQUE. Em pouco mais de um ano, debateu-se de quase tudo um pouco. O encontro inaugural decorreu com interessante discussão acerca do pensamento de Michel Foucault. Com o tema “Leopoldina e sua História”, os participantes puderam não só dialogar com nossas origens como reconhecer Leopoldina pelas mãos habilidosas de notáveis expoentes da Literatura Brasileira e Portuguesa como o poeta Augusto dos Anjos e o escritor Miguel Torga_ ex-aluno do Gymnásio Leopoldinense.

 

No campo das “Artes”, o tema direcionou-nos o olhar para as infinitas possibilidades que as Artes_ em todas as suas manifestações_ nos oferecem para compreender e intervir no espaço que nos cerca_ e, em tempos de conexões em rede, este espaço ganha as dimensões do mundo. Para os cinéfilos, o SABER COM SABOR reservou intrigante discussão sobre o filme “Avatar”, ressaltando pontos como a temática ambiental e o emprego de políticas expansionistas_ com consequente dominação de povos. Na linha de projetos, pudemos conversar um pouco sobre “Arte & Design” e conhecer propostas de projetos ambientais e arquitetônicos para Leopoldina.

 

Assuntos polêmicos como “Política”, “Futebol” e “Religião” também não ficaram de fora e tornaram-se importantes ferramentas para abordarmos temas conexos. No campo da Política, discutiu-se poder, cidadania, participação, gestão da “coisa pública" etc. Com o “Futebol”, além das conquistas (e algumas derrotas), intenso debate suscitou questões como socialização, educação, formas de discriminação, ascensão social, projeção exterior do Brasil, entretenimento enquanto fuga da realidade, dentre outras. O tema “Religião, certamente, foi o mais polêmico; mas nada que um ponto final não resolva_ pena que a vida não aceite pontuações como a folha de papel !_melhor deixarmos em suspenso...

 

 O tema “Música”, que, propositalmente, deixamos para o final, transcorreu ao som do Grupo ANTIQUE e é com ele que encerramos o post_ ao ritmo caloroso de ADIÓS NONINO de Astor Piazzolla.

 

 (Se é para terminar em TANGO, antes este post que os debates e as práticas!)

 

Abraços do ANTIQUE

 

 

Contribuição: Mara Max

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode