O ANTIQUE, sem dúvida! (Alguém mais?!?)
Os desbravadores dos Sertões do Leste, certamente! E as trilhas não poderiam ser mais arriscadas e tortuosas!
Aventurar-se pelas “áreas proibidas” da Zona da Mata mineira, durante o ciclo do ouro, era empreendimento para poucos, dentre eles, São Martinho _ que, em sua primeira diligência, em 1784, mencionou a existência do córrego do Aventureiro. Naquela época, os rios eram vias naturais de penetração. Talvez, tenham sido estes os caminhos que conduziram outros tantos desbravadores à região e, já no início do século XIX, José Xavier de Barros poderia organizar o povoado que, posteriormente, deu origem a Santo Antônio do Aventureiro_ local em que o Grupo ANITQUE se apresentou no último dia 25.
Bastaram alguns poucos quilômetros por belíssimas paisagens, entrecortadas pelas silhuetas dos morros, para se atingir a pequenina cidade localizada a 630 metros de altitude, com antigas construções, clima ameno e povo deveras caloroso!
Foi neste clima acolhedor que o Grupo ANTIQUE realizou concerto na Igreja Matriz de Santo Antônio e abriu as festividades do domingo cultural, que contou com a participação de banda e fanfarra de cidades vizinhas e com as bênçãos e palavras de agradecimento proferidas pelo padre Gabriel, segundo ele, “a oração não se encerrou com a missa, mas continuou na voz e na musicalidade do grupo ANTIQUE”.
Os que pensam que a aventura termina por aqui, são os que, certamente, não acompanham as trilhas do SABER COM SABOR. O tema em discussão foi a LOUCURA, e os caminhos percorridos por Arthur Bispo do Rosário e Nise da Silveira_ na interpretação do grupo teatral Seiva de Luz_ conferiram a tônica ao debate. Se a discussão não teve o sabor de um “Elogio da Loucura”, também não deixou a desejar; pois antes mesmo que o debate se encerrasse, já havia aqueles que queriam aventurar-se em segunda edição sobre o tema.
Aos que preferem destino certo, mas não menos saboroso, o mais recente fórum do ANTIQUE é sugestão. O caminho percorrido é o da cultura. Para aventurar-se por mais esta trilha, é só acessar e postar!
Abraços,
ANTIQUE
Contribuição: Mara Max